orações subordinadas
1. RELEMBRANDO CONCEITOS:
1.1 - FRASE qualquer enunciado de sentido completo, estruturados sintaticamente ou não.
Ex.: Silêncio. Fogo! Boa tarde. Ontem fui ao dentista.
1. 2 – ORAÇÃO enunciado organizado em função de um verbo e constituído de sujeito e predicado, ou ao menos de predicado.
Ex.: A música erudita / será eterna. / Houve aula ontem. sujeito predicado sujeito predicado
1. 3 – PERÍODO enunciado com sentido completo, são as frases organizadas em orações. O período pode ser simples, isto é, constituído de uma só oração, ou composto, ou seja, constituído de duas ou mais orações. No período composto podem ocorrer três tipos de orações a saber: principal; subordinada; coordenada. 2. ORAÇÃO PRINCIPAL E ORAÇÀO SUBORDINADA
2.1 – ORAÇÃO PRINCIPAL aquela que encerra o sentido fundamental e dela depende outra ou outras.
2.2 – ORAÇÃO SUBORDINDADA aquela que liga-se à principal por meio de conjunção ou pronome relativo e com ela mantém uma relação de dependência tanto de sentido quanto sintática. A subordinada exerce uma função sintática em relação à principal e, se isolada desta, fica vazia de significado. Ex. : O poema que li é simbolista oração subordinada (depende da principal)
3. ORAÇÒES SUBORDINADAS ADVERBIAIS são aquelas que exercem a função sintática de adjunto adverbial em relação à principal, mais especificamente: são adjuntos adverbias do verbo da oração principal . São introduzidas por conjunções subordinativas.
Ex.: Depois da chuva, a árvore caiu. Quando a chuva acabou, a árvore caiu. adjunto adverbial oração subordinada adverbial