Orações subordinadas e pronomes
- Resumo da pesquisa:
Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma independência estrutural, podendo vir separadamente sem prejuízo. Já no período composto por subordinação, as orações são dependentes entre si por meio de suas estruturas.
Há três tipos de orações subordinadas: As substantivas, as adjetivas e as adverbiais.
Orações Subordinadas Substantivas
São orações que exercem a mesma função que um substantivo.
Além das posições de sujeito e objeto direto, as orações subordinadas substantivas podem exercer a função de um predicativo, de um objeto indireto, de um aposto e de um complemento nominal.
Portanto podemos ter oração subordinada substantiva de 6 tipos: Subjetiva, Predicativa, Objetiva Direta, Objetiva Indireta, Completiva Nominal e Apositiva
Orações Subordinadas Adjetivas
Orações adjetivas são aquelas orações que exercem a função de um adjetivo dentro da estrutura da oração principal. Elas são sempre iniciadas por um pronome relativo e servem para caracterizar algum nome que aparece na estrutura da frase. Há dois tipos de orações adjetivas: as restritivas e as explicativas.
Orações Subordinadas Adverbiais
Existem nove tipos de orações subordinadas adverbiais. Esse tipo de oração age na frase como um advérbio, modificando o sentido de outras orações e ocupando a função de um adjunto adverbial.
As orações adverbiais são sempre iniciadas por uma conjunção subordinativa, podendo ser Causal, Comparativa, Concessiva, Condicional, Conformativa, Consecutiva, Final, Proporcional ou Temporal.
- Exercícios:
a) Explique a função dos pronomes relativos.
São pronomes que, estando na oração seguinte, retomam um termo já expresso na oração anterior, de forma a evitar “possíveis repetições” que possam interferir na qualidade do discurso ora proferido. b) Quais são os pronomes relativos e quando cada um deve ser empregado?
1) Pronome