Orações Subordinadas adverbiais
Uma oração subordinada adverbial é aquela que exerce a função de adjunto adverbial do verbo da oração principal. Dessa forma, pode exprimir circunstância de tempo, modo, fim, causa, condição, hipótese, etc. Quando desenvolvida, vem introduzida por uma das conjunções subordinativas (com exclusão das integrantes). Classifica-se de acordo com a conjunção ou locução conjuntiva que a introduz. Observe os exemplos abaixo:
Naquele momento, senti uma das maiores emoções de minha vida.
Adjunto Adverbial
Quando vi a estátua, senti uma das maiores emoções de minha vida.
Oração Subordinada Adverbial
No primeiro período, "naquele momento" é um adjunto adverbial de tempo, que modifica a forma verbal "senti". No segundo período, esse papel é exercido pela oração "Quando vi a estátua", que é, portanto, uma oração subordinada adverbial temporal. Essa oração é desenvolvida, pois é introduzida por umaconjunção subordinativa (quando) e apresenta uma forma verbal do modo indicativo ("vi", do pretérito perfeito do indicativo). Seria possível reduzi-la, obtendo-se:
Ao ver a estátua, senti uma das maiores emoções de minha vida.
A oração em destaque é reduzida, pois apresenta uma das formas nominais do verbo ("ver" no infinitivo) enão é introduzida por conjunção subordinativa, mas sim por uma preposição ("a", combinada com o artigo"o"). A questão da conformidade
Orações subordinadas adverbiais conformativas – expressão uma ideia de conformidade em relação ao fato expresso na oração anterior. As conjunções que a representam são : Como ,segundo, conforme ,consoante.
Conformidade
As orações subordinada adverbial conformativa indicam ideia de conformidade, ou seja exprimem uma regra ,um modelo adotado para a execução do que se declara na oração principal
Exemplos:
.Segundo estudiosos as pessoas não devem ficar sem consumir água
.Não haverá aula amanhã, conforme disse o direto da escola.
.Fiz um bolo conforme a receita ensinava.