Orações coordenadas
Contexto histórico
O Barroco corresponde à segunda etapa da Era Clássica, iniciou-se no fim do século XVI, teve seu ápice no século XVII, e se prolongou até o início do século XVIII.
O movimento surgiu como uma forma de reagir às tendências humanistas, tentando reencontrar a tradição cristã. Vivia-se a revolução comercial, a política econômica era o mercantilismo. A burguesia detinha o poder econômico. O Estado absolutista se consolidava, esse sistema era voltado para atender às necessidades da burguesia. O século XVII foi marcado pelos reflexos das crises religiosas; essas ocorreram no século anterior, dentre as quais se destacam a Reforma Protestante e a Contra-Reforma.
Na literatura, as características principais são: * Culto do contraste: o poeta barroco se sente dividido, confuso. A obra é marcada pelo dualismo: carne X espírito, vida X morte, luz X sombra, racional X místico. Por isso, o emprego de antíteses. * Pessimismo: devido a tensão (dualidade), o poeta barroco não tinha nenhuma perspectiva diante da vida. * Literatura moralista: a literatura tornou-se um importante instrumento para educar e para "pregar" por parte dos religiosos (padres).
A linguagem barroca:
- Emprego constante de figuras de linguagem;
- Uso de uma linguagem requintada;
- Exploração