OqueSociologia
1783 palavras
8 páginas
Para alguns é algo antinômico e muito tenso. Uns acreditam que ela representa nada mais que uma poderosa armados interesses dominantes, para outros ela é a manifestação dos movimentos revolucionários.A sua posição é claramente controvérsia. De um lado, foi exclusa de incontáveis centros de ensino. Na década de 70, militares gregos acusavam-na de ser disfarce da teoria da revolução. Já do outro lado da Europa estudantes usavam a frase "não teríamos mais problemas quando o último sociólogo fosse estrangulado com as tripas do último burocrata". Para poder compreender as avaliações tão divergentes dirigidas a este assunto é necessário conhecer um pouco de sua história. Neste livro o autor parte de que a sociologia é o resultado de uma tentativa de concepção de situações sociais radicalmente novas, criadas pela nascente sociedade capitalista.
De fato, a sociologia, desde o seu principio, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de discernir sobre a sociedade moderna. Pelo fato de os interesses econômicos e políticos dos grupos e classes sociais na sociedade capitalista apresentarem-se de forma tão discrepante, influenciam imensamente a estruturação do pensamento sociológico.
Pode-se entender a sociologia como uma das formas do pensamento moderno. O pensamento científico evoluiu desde Copérnico, passando a cobrir junto à sociologia, uma nova área do conhecimento, ou seja, o mundo social. Surgindo em seguida à constituição das ciências naturais e de diversas ciências sociais. O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da afirmação da civilização capitalista. A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, e sim o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores.
O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia, a dupla revolução que este século testemunha - a industrial e a francesa -