Oque é Teoria
Wanderley inicia com uma abordagem geral sobe a etimologia da palavra TEORIA. Apresenta descrições contidas em dicionários, que trazem significados como contemplação, ato de contemplar, abstração, doutrina e sistema de idéias.
No entanto, só a etimologia não é suficiente para a total compreensão de o que é teoria além da pura abstração. Existe uma preocupação com o conhecimento puro e com sua elaboração
O autor mostra sua insatisfação com a condução do ensino nas escolas quando ressalta que após as reformas de 1971 e a profissionalização do ensino, vem crescendo, o que ele chama de “política do prazer”, que tudo que exige mais dificuldade e concentração, é considerado antididático, antiprodutivo ou cansativo. E daí iniciou a política de ensino de repetição, onde os professores se limitam em repetir o que está nas apostilas, com aulas leves de forma a agradar os alunos. Porém em sua opinião, este plano de aula é um equívoco. Tais métodos acabam por causar falta de clareza no conceito real de Teoria.
Na tentativa de esclarecer essas confusões, o autor enfatiza que teoria e abstração, parecem ser a mesma coisa, mas não é. Teoria é um ato de abstração, mas não somente isso. Muitos contrapõem teoria e prática, quando na verdade, a contraposição verdadeira da prática é a abstração. A questão central da teoria é a ação do homem como um todo, inserido no mundo e na relação com as pessoas ao seu redor. Entender que a elaboração da teoria não é só uma questão lógica, mas também antropológica; e que o homem está sempre em busca do sentido da vida.
“A Ciência Moderna e sua elaboração teórica ou doutrinária depende do pensamento clássico, seu berço. Isso equivale a compreender que mais uma vez estamos diante da necessidade da compreensão da lógica É na relação de seu método com a filosofia clássica que se enquadram alguns elementos de formulação da Ciência Moderna.” (O que é Teoria- pg.31)
A ciência clássica exagerou o lado da