OQUE É MONOPSÔNIO
É o mercado com apenas um comprador.
O poder de monopsonio possibilita ao comprador adquirir a mercadoria por valor inferior ao preço que prevaleceria em um mercado competitivo.
Quando os compradores podem obter preços abaixo do valor marginal atribudo-a mercadoria, armamos que eles tem poder de monopsonio, o qual se mede pela proporção a qual o valor marginal ultrapassa o preço.
http://epge.fgv.br/we/Graduacao/FundamentosMicroeconomiaII/2012?action=AttachFile&do=get&target=FundMicro-5.pdf
Matérias sobre empresas monopsonistas
Os Monopsônios no Setor Energéticos Igualmente importantes, os monopsônios, mercados com um só comprador, é menos discutido e noticiado. Nesse caso, há o exercício do poder de mercado pelo comprador que, ao alterar sua quantidade demandada, modifica os preços praticados pelos vendedores. Como resultado, os preços e as quantidades comercializadas serão inferiores aos vigentes em um mercado competitivo. Nos setores de energia brasileiros, existem diversos mercados com poder de monopsônio. Na energia elétrica, a Lei nº 10.848/2004 criou leilões onde um único comprador agrega as demandas de todos os distribuidores e adquire energia dos diversos vendedores. Neste caso, o exercício do poder de monopsônio foi concebido pelo próprio marco legal que visa à modicidade tarifária a “qualquer custo”. Os resultados têm sido preços artificialmente baixos que inibem os investimentos das empresas privadas.
No setor de petróleo, a Petrobras usufrui considerável poder de monopsônio em relação aos pequenos produtores ao concentrar a propriedade das infra-estruturas de transporte e refino. Diante da pequena escala de produção, que inviabiliza a construção de terminais próprios e a exportação por grandes navios para os mercados externos, os vendedores ficam a mercê do poder de compra da Petrobras. Essa situação inibe a entrada de pequenos produtores no segmento de exploração e produção no Brasil. Esses exemplos de monopsônios