Oque é leitura
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XII –
GUANAMBI - BA
Curso: Pedagogia – Docência e Gestão de Processos Educativos
Componente Curricular: Educação inclusiva
Docente: Leonardo Tadeu Vieira
A presente atividade deverá ser baseada no documento “Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica” (BRASIL/MEC/SEESP, 2001), e no artigo “Educação Especial na Escola Inclusiva” (Oesterreich, 2007)
1 – A educação inclusiva diz respeito à provisão de oportunidades para pessoas com necessidades educacionais especiais em diversos contextos. Quais princípios embasam essas diretrizes?
As diretrizes para a educação inclusiva se embasam nos princípios da preservação da dignidade humana, na busca da identidade e no exercício da cidadania. A dignidade humana exige que os direitos de igualdade e oportunidade sejam respeitados com ações práticas direcionadas a atender alunos que apresentem necessidades especiais em geral, segundo esse princípio, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito e tem o direito de ter boas condições de vida e oportunidade de realizar seus projetos. Na busca de sua identidade todo cidadão deve tentar encontrar uma identidade inconfundivelmente sua, familiarizar-se consigo mesmo. No princípio da equidade reconhece-se a diferença e a necessidade de haver condições diferenciadas no processo educacional.
2 - Quais são as adequações e apoios necessários para uma educação profissional inclusiva?
Professores especializados; flexibilizações e adaptações curriculares; serviços de apoio pedagógico especializados; avaliação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem; temporalidade flexível no ano letivo; condições para reflexão, ação e elaboração teórica da educação inclusiva; uma rede de apoio interinstitucional de profissionais das áreas de saúde, assistência social e trabalho; sustentabilidade no processo inclusivo; acessibilidade nas instituições,