Oque é justiça?
O que é justiça? O que é ser justo?
R: Justiça significa respeito à igualdade de todos os cidadãos, e é um termo que vem do latim. É o princípio básico de um que tem o objetivo de manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal. É um termo abstrato que designa o respeito o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou do seu direito por ser maior virtude moral ou material. A justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais. Segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumprir a lei quanto aquele que realiza a igualdade. Um povo só se torna realmente justo quando conhece, de fato, o real significado da palavra justiça. Em linhas gerais, ser justo é não oprimir nem privilegiar, não menosprezar nem endeusar, não subvalorizar e tampouco supervalorizar. Ser justo é saber dividir corretamente sem subtrair e sem adicionar (sem roubar ou subornar). Ser justo é não se apropriar de pertences alheios e dar o correto valor a cada coisa e a cada pessoa. Ser justo é estabelecer regras claras sem dar vantagem para uns e desvantagem para outros. Ser justo é encontrar o equilíbrio que satisfaz ou sacrifica, por igual, sem deixar resíduos de insatisfação que possam resultar em desforras posteriores.
Exercício 2
01- O conhecimento pode ser identificado como a capacidade de produzir juízos?
R: Pode ser identificado como a capacidade de produzir juízos sim, pois quanto maior o seu conhecimento maior sua capacidade de julgar mas isso não garante que seu julgamento está correto.
02- Conhecer é tomar contacto com os objetos por meio dos sentidos?
R: Pode-se dizer que sim, porém não completamente por que o sentido pode nos enganar.
03- O conhecimento é uma crença articulada acerca de um objeto e capaz de produzir uma descrição que só se aplique a esse objeto?
R: Sim, porque cada