Oque é federalização?
Segundo Cristovam Buarque “é simplesmente ter o MEC dedicado à Educação Básica, e espalhar escolas federais por todo território brasileiro”. É preciso que seja assegurado a cada criança brasileira o direito de dispor dos mesmos recursos para a sua educação dentro da rede pública, independente do Estado ou Município onde viva.
A história da educação pública no Brasil é repleta de participações positivas e negativas na história. Grandes filósofos, educadores competentes, teorias transformadoras, mas apesar disso tudo, ainda está longe de ser considerada de qualidade. De acordo com o Senador Cristovam Buarque, o cenário educacional do Brasil não nos permite ver um futuro brilhante. A base do progresso deixou de ser a terra, sendo o vetor do progresso o “conhecimento.”
Hoje em dia qualquer investimento requer mão de obra qualificada e a competitividade vem da capacidade de gerar novos produtos. Infelizmente os empresários brasileiros, na sua maioria preferem importar a tecnologia, sendo assim não existe investimento neste campo e muito menos capacitação adequada para profissionais. O ideal fosse que a população obtivesse uma educação de qualidade,” pois cada analfabeto pode ser uma criação algemada.”
Segundo pesquisas 40% terminam o ensino médio no Brasil e 30% abandonam a universidade por falta de competência para completar. De quem seria a culpa? Por que somos o ultimo do mundo se somos um dos maiores em vários itens? São tantas indagações, das quais sabemos as respostas, mas faltam justamente pessoas que abracem a causa de transformação, principalmente no campo da educação. São homens como o Senador que possuem uma grande importância para essa tão sonhada metamorfose do nosso Brasil.
Antigamente o professor atendia apenas a elite e era considerado como um profissional de grande importância, era respeitado e reconhecido, com o passar dos anos tem sido desvalorizado. Precisamos de uma nova carreira para o professor defende o Senador