Oque e a realidade duarte, junior
- “Cai na Real”
“[...] é uma gíria brasileira recente, significando um apelo para que nosso interlocutor deixe de sonhar ou de fazer planos mirabolantes e utópicos e volte a ter “os pés no chão”. Quando se trata de abandonar o irreal, de voltar-se ao mundo sólido e concreto, caímos na realidade, colocamos os pés no chão. O real é o terreno firme que pisamos em nosso cotidiano.” (p. 7-8)
“Muitas ciências – especialmente as chamadas ciências humanas – trabalham com o conceito realidade, incorporando-o ao seu jargão característico.” [...] Estudantes e profissionais da psicologia quase sempre embatucam quando se lhes propõe que expliquem o termo realidade que empregam em suas falas e dissertações. Em geral descartam a questão por considerá-la “obvia demais”, ou então respondem com frases feitas empregadas pelo senso comum, como: “realidade é como o mundo é”, “realidade é aquilo como as coisas são.” (p.8-9)
“[...] talvez não devêssemos falar de realidade, e sim de realidades, no plural. O mundo se apresenta com uma nova face cada vez que mudamos a nossa perspectiva sobre ele. Conforme a nossa intenção ele se revela de um jeito.” (p. 11)
“Realidade, portanto, é um conceito extremamente complexo, que merece reflexões filosóficas aprofundadas. [...] O homem não é um ser passivo, que apenas grava aquilo que se apresenta aos seus sentidos. Pelo contrário: o homem é o construtor do mundo, o edificador da realidade. Esta é construída, forjada no encontro incessante entre os sujeitos humanos e o mundo onde vivem.” (p.12)
“As forças naturais não são criadas pelo ser humano, mas a maneira de percebê-las, de interpretá-las e de estabelecer relações com elas, sim.” (p. 13)
“Concluindo: a questão da realidade (e da verdade) passa pela compreensão das diferentes maneiras de o homem se relacionar com o mundo. Ciência, filosofia, arte e