Oque e ideologia
Principais Imperadores Romanos
Júlio César (100 - 44 a.C.)
Júlio César foi um líder militar e político da República romana. Como comandante militar, foi bem sucedido em todas as suas campanhas, fosse qual fosse o terreno ou altura do ano. A sua versatilidade permitiu-lhe vitórias em batalhas, cercos e guerras de guerrilha, baseadas numa disciplina rigorosa e no amor que os soldados lhe tinham, bem como no uso inovador que dava à cavalaria romana. Durante o tempo em que esteva no poder, expandiu as fronteiras até o Oceano Atlântico.
Augusto (27 a. C. - 14 d. C.)
Augusto fez um governo de ordem e hierarquia. Lutou contra a decadência dos costumes, reorganizou a administração e as forças armadas, tornando-as permanentes e fixando-as nas fronteiras. Criou organismos governamentais (conselho do príncipe, prefeitos). Para facilitar o censo e a cobrança de impostos,dividiu Roma em 14 regiões e reorganizou a administração das províncias. Fomentou o desenvolvimento da agricultura e assim saneou as finanças do Estado.
Calígula (37-41)
Calígula foi considerado injusto e cruel por colocar sua autoridade acima da lei - o imperador trabalhou sobretudo para concentrar poder, confrontando o Senado e a aristocracia romana. A falta de controle dos gastos públicos levou Calígula a aumentar os impostos na civilização. Cansados dos arroubos e das tendências absolutistas do imperador, senadores e membros da guarda pretoriana conspiraram para matá-lo. Aos 29 anos, Calígula foi assassinado a golpes de adaga.
Nero (54-68)
Tornado soberano aos 17 anos, Nero cometeu vários crimes durante seu governo - entre eles, mandou matar seu próprio irmão e sua mãe. Perseguiu os cristãos que se negavam a aceitar os deuses e os cultos romanos, inclusive o culto ao imperador. Em 64, foi acusado de ter mandado atear fogo à cidade de Roma, embora não haja provas objetivas disso. Declarado inimigo público número um pelo Senado, ele fugiu para uma