oque e adolescencia
O livro fala sobre a adolescência, um assunto ainda tratado com muita generalização pela sociedade. Quando se começa a falar sobre adolescente, já se pensa na palavra problema, essa idéia já existe há muito tempo. O adolescente é visto como alguém em desenvolvimento e em conflito, e só se torna maduro e adulto quando se adapta à estrutura da sociedade. Mas Daniel Becker passa uma visão diferente de ser um adolescente . Becker diz que não existe somente uma adolescência, mas sim várias, e que para entender um adolescente é necessário olhar para ele com uma visão mais ampla que as tradicionais. Para ele não tem como falar de adolescente e ignorar todos os fatores sociais, econômicos e culturais envolvidos nessa fase. Becker tenta mostrar o leitor de que a adolescência é apenas o período onde começamos a aprender a escolher livremente, e escolher é uma das tarefas mais difíceis da vida, esse adolescente está só mudando o seu papel de puramente espectador da vida, para uma posição questionadora daquilo que lhe querem impor, então para que ocorra o desenvolvimento da personalidade desse adolescente e o aperfeiçoamento da sociedade é necessário esse inconformismo.
Assim, nesse momento que os jovens passam por novidades, questionamentos e conflitos, são entendidos pela sociedade como os indivíduos problemas. Portanto há a necessidade de que se olhe para estes jovens de perspectiva mais amplas, do que as tradicionalmente impostas pelas sociedades. A passagem de espectador para ser ativo na sociedade gera um inconformismo típico de jovens, também chamada de crise da adolescência, onde o mesmo procura se preservar e se auto reproduzir, mesmo confuso em suas próprias contradições.
Não se devem culpar os adolescentes, pois em nossa sociedade existe uma cultura em intensa mutação de valores e ideias; onde isso se reflete em uma crise de adolescência cada vez maior e mais complexa.