Oque sao substancias alucinogenas e quais sao seus efeitos?
Grande número das drogas alucinógenas vêm da natureza, principalmente de plantas. No Brasil as mais conhecidas são os Cogumelos (famosos no México e usados há muitos séculos, dos quais se extrai a substância alucinógena psilocibina), o Lírio (também conhecido como trombeteira, zabumba ou saia branca) a Mescalina (que é um cacto originado na América Central, pouco encontrado no nosso país) e a Maconha (que contém a substância alucinógena THC - tetrahidrocanabinol - responsável pelos efeitos alucinógenos desta planta).
Com o progresso da ciência, várias substâncias foram sintetizadas em laboratório e constituem os alucinógenos sintéticos. Dentre eles, os mais conhecidos são o LSD-25, o Êxtase (ou ecstasy) e alguns medicamentos denominados anticolinérgicos que, embora tenham indicações médicas, quando usados indevidamente podem produzir delírios e alucinações.
Alguns alucinógenos naturais são usados em ritos religiosos, mas nem por isso têm seu uso liberado no Brasil. De acordo com a legislação brasileira, é proibido extrair, fabricar, produzir, preparar, comercializar, oferecer, ceder ou possuir substâncias entorpecentes ou que determinem dependência física ou psíquica. (Lei 6368 de 21 de outubro de 1976). Neste caso estão incluídos os diferentes tipos de alucinógenos, tanto naturais como sintéticos, exceto os medicamentos, quando sob prescrição médica.
O uso dos alucinógenos pode provocar reações psíquicas variáveis. Algumas pessoas podem se sentir recompensadas pelos sons incomuns, cores brilhantes e pelas alucinações ("boa viagem") e