Opções que interferem no equilíbrio do organismo
Drogas
Trabalho realizado por:
Ricardo Costa
Opções que interferem no Equilíbrio do Organismo
Drogas
Ano letivo: 2013/2014
Disciplina: Ciências Naturais
Data: 02/05/2014
Índice
1. Introdução…………………………………………………………………….3
2. Drogas………………………………………………………………………...4
2.1. Classificação das Drogas……………………………………………...4
3. Tabaco………………………………………………………………………...6
Introdução
Este trabalho insere-se no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e nele vou apresentar o que são drogas, os seus diferentes tipos e as graves consequências que têm para os seres humanos, em especial para os jovens.
Também vou falar sobre outros dos tipos de drogas muito conhecidas em todo o mundo: o tabaco e o álcool e as consequências que têm para o nosso organismo e na nossa vida pessoal e social.
2. Drogas As drogas são substâncias, naturais ou sintéticas, que quando é consumida provoca alterações no funcionamento do organismo de quem a consumiu. As drogas naturais são obtidas através de certas plantas, de animais e de alguns minerais enquanto as drogas sintéticas são produzidas em laboratório. As drogas também podem ser semi-sintéticas, que são produzidas através de modificações das drogas naturais.
Drogas psicoativas- são substâncias químicas que influenciam o sistema nervoso central e portanto alteram o humor, a capacidade de raciocinar, de pensar, de analisar, de agir e muitas outras funções que são responsáveis pelo SNC. Alguns artistas ou intelectuais recorrem a estas drogas para melhorar a sua capacidade de concentração e a criatividade, mas o consumo de drogas pode levar à dependência física ou psicológica.
Toxicodependência- estado de dependência psicológica ou física originado pelo consumo repetido de substâncias psicoativas, quer sejam lícitas como a cafeína e o álcool ou ilícitas como a heroína e o haxixe.
2.1.