optimização
António João Carvalho da Costa
N.º 43576
Índice
Introdução
No âmbito da disciplina de Informática na Ótica do Utilizador foi proposto um trabalho individual aos alunos, com o objectivo de procurar e adquirir conhecimentos acerca da vacinação antigripal, bem como o desenvolvimento e aperfeiçoamento de aptidões, no que toca à elaboração de trabalhos de pesquisa, em programas informáticos de edição de texto e de tratamento de informação.
O laboratório Zuloc, especializado no fabrico e desenvolvimento de vacinas, desenvolveu um novo produto, uma vacina antigripal, que irá ser fabricada e comercializada a partir do último mês do ano de 2012. O vírus da gripe, apesar de não trazer grandes complicações (salvo algumas exceções em crianças, idosos e outros grupos de risco) é principalmente problemático pela sua rápida transmissão. De acordo com a sintomatologia, o indivíduo com este vírus, poderá ficar condicionado de realizar todas as tarefas quotidianas (incluindo, eventualmente, o emprego, e no caso das crianças e jovens, a escola), provocando algumas perturbações sociais e económicas.
Desta forma, e visando minimizar todas as condicionantes que este vírus representa, foram criadas vacinas antigripais, que de certa forma, imunizam a população, através da introdução de quantidades controladas de estirpes conhecidas nas vacinas. Estas têm no entanto, algumas vantagens e desvantagens, que passo a enumerar.
Vantagens:
Previne os grupos de risco, e diminui a taxa de mortalidade dos indivíduos pertencentes ao grupo.
Controlo da população, na medida que quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor o impacto económico e social de uma epidemia gripal.
Melhoria dos ambientes hospitalares, sendo que com uma população vacinada, os internamentos diminuiriam de forma considerável.
Desvantagens: