Optical biosensing
(Resumo, tradução e explicação do artigo "Biosensing with surface plasmon resonance").
O texto apresenta alguns métodos de biosensoriamento com ênfase no SPR (fenômeno de excitação de superfície plasmônica): introduz e desenvolve o tema e expõe alguns instrumentos utilizados.
A ressonância plasmônica foi sugerida inicialmente por Kretschmann, em 1971, porém o seu uso para biosensoriamento foi demonstrado somente em 1983 (o esquema 1 mostra um teste inicial do SPR). Apenas no começo de 1980 o grupo da “Linkoping University” demonstrou que o SPR na perspectiva de Kretschmann é adequado para o monitoramento de gases e sensoriamento de biomoléculas.
A partir destes estudos iniciais a SWESDEN PHARMACIA interessou-se no uso do SPR como método de biosensoriamento para analisar interações entre biomoléculas. Em 1986, formou-se a companhia Pharmacia Biosensor foi formada e suas pesquisas resultaram no lançamento da BIACORE, em 1990, e da BIALITE, em 1994, aparelhagens que podiam, por exemplo, fazer biosensoriamento com SPR sem o uso de moléculas rotuladas.
No departamento de física da “Linkopinng University”, os pesquisadores foram convidados a desenvolver testes de laboratório junto a graduandos com o objetivo de construir um esquema simples para demonstrar o fenômeno de SPR. Na época tinham desenvolvido um sensor de micro balança de cristal de quartzo para gases anestésicos baseados em um óleo de silicone como camada de sensoriamento (conforme esquema 1). Como parte dessa pesquisa, buscaram descobrir se a mudança no índice de refração que ocorre no óleo de silicone na adsorção de moléculas anestésicas ocasiona um aumento desejável no ângulo de SPR. O estudo mostrou que o aumento é satisfatório em relação à micro balança de cristal de quartzo.
No laboratório de física aplicada, utilizou-se a ellipsometry para estudos de adsorção