optica
A óptica Geométrica é baseada na geometria dos triângulos. A grande maioria dos exercícios acaba caindo em uma semelhança de triângulos. Mas existem alguns detalhes e conceitos importantes. Vamos lá.
A óptica geométrica é fundamentada em três princípios básicos: •Independência dos raios luminosos: um raio luminoso não depende do outro, não é influenciado pelo outro.
•Reversibilidade dos raios: o raio de luz é reversível, não há diferença entre ir e vir.
•Propagação retilínea da luz: a luz caminha em linha reta
Óptica Geométrica
Do ponto de vista físico, óptica geométrica é uma abordagem alternativa para a óptica ondulatória (muitas vezes chamado de óptica física ) e óptica quântica. Tendo sido desenvolvida desde os tempos antigos. A ótica ondulatória foi demonstrada no século XIX e a óptica quântica surgiu apenas no século XX.
Maxwell mostrou que a luz pode ser modelada por um campo electromagnético que se propaga numa direção perpendicular a si mesmo. Quando este campo tem uma determinada frequência a onda associada a ele pode ser caracterizada pelo seu comprimento de onda dependente e, além disso, no ambiente no qual se espalha. Neste caso, no visível, a cor percebida pelo cérebro através do olho é a manifestação da frequência e não o comprimento de onda da onda chamada monocromática. A difração, a interferência ou a polarizaçãonecessitam da natureza ondulatória da luz.
Mas muitos fenômenos podem ser compreendidos considerando o sentido de propagação da energia da onda, o raio de luz. A óptica geométrica continua sendo a ferramenta mais flexível e eficazes no de tratamento dióptrico e catadióptrico. Ela permite explicar a formação de imagens produzidas por estes sistemas.
Os princípios em que se baseia a Óptica Geométrica são três:
Propagação Retilínea da Luz: Em um meio homogêneo e transparente a luz se propaga em linha reta. Cada uma dessas "retas de