Optica geometica - instrumentos
A lupa
Uma lupa comum
A lupa é um instrumento óptico de refração simples: consiste em uma única lente. A sua utilização é baseada na possibilidade de obtenção de uma imagem do mesmo sentido que o objecto (mesmo sentido e virtual) de objetos menores, então, visto de um ângulo maior do que seria a olho nu. Isto requer que o objecto está situado a uma distância entre a lente e a distância focal f.
A câmera
O princípio da câmera também é muito simples: uma única lente (na verdade, uma combinação inteligente e complexa - muitas vezes secreta - de várias lentes reais), o que dá ao objeto uma imagem real capturada em uma tela. Neste caso, a imagem é geralmente menor do que o objecto. A única peculiaridade deste instrumento e que requer um receptor sensível à luz para gravar a imagem. Este receptor pode ser um filme, contendo sais de prata sensíveis (processo chamado químico foto de prata) ou uma célula fotossensível (CCD) (processo físico denominado foto digital).
O telescópio
Système afocal
Este é um sistema afocal consistente de uma lente de grande diâmetro e uma distância focal (objetiva) responsável por recolher a luz das estrelas, seguido por uma lente de distância focal curta (ocular) utilizando lupa para olhar para a imagem intermédia. Nota: O telescópio dá uma imagem invertida. Por conseguinte, é muito apropriado para a observação de objetos terrestres. Nós usamos o telescópio chamado "terrestre" ou telescópio de Galileu, que usa uma lente divergente como os olhos: assim, a imagem final é certo.
O microscópio
Princípio do microscópio. Imagem objeto,imagem intermediária e imagem final
O princípio do microscópio óptico é para obter uma imagem aumentada de um objecto real, de tamanho pequeno, localizado a uma distância finita, através de uma lente de distância focal muito curta, chamada de objetiva, e observados com o auxílio de uma lente de aumento (na verdade um potente ocular) esta imagem