Oportunidades e ameaças na segunda década do século xxi
Curso de Pós Graduação em Controladoria e Gestão de Negócios
Nome do Aluno: Diego Carneiro dos Santos
Pólo: Sede
Data de início: 26/05/2012
Disciplina: Planejamento e Gestão Estratégica
Data de Entrega: 19/11/2012
OPORTUNIDADES E AMEAÇAS NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI
A globalização e a acirrada competitividade entre as empresas, presentes na Segunda Década do Século XXI, tem exigido uma postura mais proativa, mais ágil e, principalmente, mais abrangente na gestão das organizações.
De acordo com Sun Tzu “a vitória é uma questão de oportunidade e momento”, ou seja, os que não estão a par das oportunidades e ameaças não são competentes para comandar uma organização.
Sendo assim, faz-se necessário que se aperfeiçoe os pontos fortes internos criando vantagem competitiva no mercado. Necessário também satisfazer plenamente os clientes e desenvolver produtos e serviços superiores e inovadores. A sua importância é gerar resultados rápidos tornando assim obsoletos os produtos e serviços do concorrente, criando melhores maneiras de fornecer tais produtos e serviços, oferecendo maior satisfação.
A ação básica para o sucesso é se posicionar. Esperar e criar oportunidades, e saber executar as estratégias no momento propício. Defender posições nas quais não se possa ser atacado. É necessário criar condições de vitória antes de tomar iniciativas.
Para desenvolver elementos estratégicos é conveniente identificar oportunidades, coletando fatos e analisando alternativas, mantendo a atuação focada naquelas julgadas mais adequadas. Quando o executivo cria as oportunidades, utilizando de táticas inesperadas e sabe o momento certo de utilizá-las, pode-se dizer que ele domina a situação, pois assim certamente desnorteia a concorrência.
Com uma análise das fontes internas e externas torna-se possível o conhecimento das necessidades organizacionais, assim como, das ameaças e oportunidades do mercado. Através