Oportunidade Mercado
Nunca foi tão forte na indústria brasileira a percepção de aumento da concorrência. A conclusão é de um levantamento realizado pelo Departamento de Economia do Bradesco, obtido com exclusividade pelo "Estado". Esse é um dos fatores que ajudariam a explicar por que a inflação permanece relativamente comportada a despeito do expressivo crescimento da economia.
Atualmente ser competitivo é fundamental para as organizações sobreviverem no mundo globalizado. Existem duas linhas de pensamento que conceituam a competitividade. Na primeira a competitividade é vista como desempenho, onde é expressa na participação do mercado, alcançada por uma firma em determinado mercado em um certo tempo. A outra linha de pensamento trata a competitividade como eficiência. Para esta linha de pensamento a competitividade é relacionada com a capacidade de se converter os insumos em produtos com o máximo de rendimento.
Perspectiva geral
A competitividade pode ser defi nida, de forma geral, como a capacidade de um sistema país, setor industrial, grupo de empresas ou uma empresa específica de atuar com sucesso em um dado contexto de negócios. O desempenho competitivo de um sistema é condicionado por três conjuntos de fatores: fatores sistêmicos, fatores estruturais e fatores internos à empresa.
Os fatores sistêmicos são externos ao ambiente da empresa. Entretanto, podem afetar diretamente a configuração dos fatores estruturais e a capacidade competitiva da empresa.
Os fatores internos à empresa compreendem traços e condições que estão sob a esfera de decisão dos empresários ou executivos. Incluem as competências e recursos acumulados ao longo do tempo pela empresa, e que podem constituir algum tipo de vantagem competitiva ou comparativa em relação aos seus competidores.
Os fatores estruturais referem-se ao setor no qual a empresa opera e são aqueles fatores que estão parcialmente sob sua influência. Incluem as características gerais dos