Opinião campanha hope com gisele bundchen
CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL – RELAÇÕES PÚBLICAS
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA CS II
DOCENTE: FLÁVIA GISELE SARETTA
ACADÊMICO: LUCAS SOBOLESWKI FLORES
OPINIÃO CAMPANHA HOPE COM GISELE BUNDCHEN
A ministra Iriny Lopes da Secretaria de Política para as Mulheres entrou com liminar para suspender a campanha da marca de lingerie Hope, estrelada pela modelo Gisele Bundchen, alegando que “A propaganda promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grandes avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas. Também apresenta conteúdo discriminatório contra a mulher, infringindo os artigos 1° e 5° da Constituição Federal”.
Vale ressaltar que a mesma ministra recentemente pediu a rede Globo que tirasse do ar o quadro Metrô Zorra Brasil do humorístico Zorra Total, alegando que o mesmo faz apologia ao abuso sexual em vagões de metro. E as reclamações da ministra não param por ai, segundo o portal Folha, Iriny entrou em contato com o novelista Aguinaldo Silva pedindo maior atenção ao personagem Baltazar (Alexandre Nero), que na trama humilha e bate na mulher Celeste (Dira Paes). No e-mail a ministra teria sugerido que Celeste procure a Rede de Atendimento à Mulher, por meio do telefone 180. Ela sugere ainda que, diferentemente de casos anteriores, em que o agressor é apenas punido, que Baltazar seja encaminhado aos centros de reabilitação previstos na Lei Maria da Penha.
O que me pergunto é o seguinte: “Essa ministra não tem nada mais importante para fazer?”. Ao que parece deve passar o dia em frente à televisão questionando o trabalho alheio, enquanto nas ruas a centenas de mulheres (muitas vezes menores de idade) se prostituindo, usando drogas, apanhando dos parceiros, sendo humilhadas, etc. Não seria mais válido trabalhar um programa ou projeto para amenizar essa situação?
A campanha da Hope pode até fazer insinuações de que