Opii
LUCIANO ANTONIO GONÇALVES
OPERAÇÕES UNITÁRIAS DA INDÚSTRIA QUÍMICA II
QUANTIFICAÇÃO DA UMIDADE DO AR ATMOSFÉRICO
UBERABA-MG
2012
UNIUBE – UNIVERSIDADE DE UBERABA
LUCIANO ANTONIO GONÇALVES
OPERAÇÕES UNITÁRIAS DA INDÚSTRIA QUÍMICA II
QUANTIFICAÇÃO DA UMIDADE DO AR ATMOSFÉRICO
Relatório referente à prática realizada sobre a quantificação da Umidade do ar Atmosférico para fins avaliativos da Disciplina de Operações Unitárias II, ministrada para o 6º período do curso de Engenharia Química.
Professsor: José R. D. Finzer.
UBERABA-MG
2012
1 – Introdução
A psicrometria relaciona-se com a determinação das propriedades termodinâmicas de um gás úmido e com a utilização das mesmas na análise de condições e processes envolvendo gases úmidos. O ar é bastante empregado para promover a secagem de materiais. O mesmo é selecionado para exercer a função de fornecedor de calor requerido para evaporação de água de um material e para promover a retirada de água evaporada de materiais processados em secadores.
O ar atmosférico é uma mistura de muitos gases contendo vapor de água e diversos poluentes. O ar é denominado seco quando todo vapor de água e contaminantes foram removidos. A composição do ar seco é aproximadamente constante, contudo pequenas variações, nas quantidades dos componentes individuais, ocorrem com o tempo, localização geográfica e altitude. A composição percentual em volume (ou molar) do ar seco é: nitrogênio 78,084; oxigênio 20,9476; argônio 0,934; dióxido de carbono 0,0314; neônio 0,001818 hélio 0,000524; metano 0,0002; dióxido de enxofre O a 0,0001; hidrogênio 0,00005 e componentes em menores quantidades tais como kriptônio, xenônio e ozônio 0,0002. O peso molecular médio do ar seco é 28,9645 (ASHRAE, 1985).
Ar úmido é uma mistura binária de ar seco com vapor de água. A quantidade de água no ar úmido varia de zero (ar seco) até um máximo que depende da temperatura e da pressão. A última condição é