Opg "resumo" eniac
O processo de tomar decisões, como parte do trabalho dos administradores, foi destacado por Sergio Marchionne, atual presidente da fiat. Marchionne assumiu a presidência da fiat com uma difícil missão, organizar as finanças da Fiat.
Para isso, Marchionne utilizou o PDCA , ele planejou, executou atividades conforme o plano de ação, verificou e monitorou periodicamente os resultados e agiu de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.
Ele também utilizou o processo racional de tomada de decisões, ele definiu o problema da Fiat, identificou os critérios de decisões que eram importantes para a resolução do problema, desenvolveu alternativas e escolheu as melhores alternativas. Por ser mestre em administração , logo que identificou que o principal problema eram as finanças, Marchionne lançou um plano para reduzir gastos de montagem, cortou pela metade o processo de desenvolvimento de novos modelos, e também investiu na formação de lideres dando a eles maiores autonomias, assim distribuindo autoridade e recursos.
Motivou seus liderados com uma adequada comunicação, e verificou e comparou os resultados obtidos com os previstos no planejamento, controlando então as premissas do modelo.
Sergio Marchionne tomou as decisões como devem ser tomadas em um processo racional de tomada de decisões, seguindo todas as etapas, melhorando a criatividade na tomada de decisões e mostrando como devem ser tomadas as