Operações especiais em poços de petroleo
Testemunhagem;
Pescaria;
Perfuração direcional;
Controle de Kick
Teste de FormaçãoSão aquelas utilizadas com finalidade especial, podendo ou não ocorrer na perfuração de um poço.Podem ser subdivididas em:a)Normais (testemunhagem, teste de formação);b)Anormais (pescaria, desvio de poço, controle de kicks, combate a perda decirculação, etc..)
Dentre os diversos perfisdisponíveis são empregados osabaixo.a)elétricob)induçãoc)sônico
d)radioativos
As principais informaçõesfornecidas pelos perfis são:
•
Calibre do poço(cáliper
)
•
Tipo da rocha(arenito, calcáreo,folhelho, etc)
•
Porosidade darocha
•
Tipo de fluido(óleo, água, gás) TESTEMUNHAGEMPESCARIA
É o termo que identifica todas as operações concernentes à recuperaçãoou retirada de ferramentas aprisionadas ou caídas no poço ou de objetosoutros caídos e que não são facilmente destrutíveis. A ferramenta ou objeto quedeve ser retirado do poço recebe o nome de peixe. Parte da coluna, brocas,cones de brocas, acessórios de perfuração de um modo geral, ou outroqualquer objeto ou equipamento preso ou caído no poço são os peixes, e suaretirada requer operações de pescaria. A pescaria é sempre uma operaçãoindesejável em um poço de óleo. Além de trazer conseqüências desastrosas àperfuração, quer no atraso do poço, na deterioração de suas condiçõesmecânicas e nos danos aos equipamentos da sonda, é caríssimo e afetaconsideravelmente o orçamento do poço.
Consiste básicamente de um Equipamentopróprio de testemunhagem, denominadobarrilete testemunhador composto de umabroca especial, chamada “coroa detestemunhagem” que corta um pedaço derocha em forma cilíndrica, que é retiradopor um apanhador; equipamentodestinado a reter o testemunho cortadodentro de um tubo interno, fino chamado”barrilete interno” que, por sua vez, vaidentro de outro tubo, este grosso erobusto, chamado barrilete externo
. Esteequipamento é descido até o fundo dopoço, com o auxílio da coluna deperfuração.