Operações de Medidas
Ana Flávia Azevedo, Luanna Láislla Teófilo, Nilo Pirovani, Rafael Gomes, Suelen Paschoa e Cezar Júnior
Licenciatura em Ciências Biológicas – 1º Período
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus de Alegre
08/04/2013
Objetivo:
Realizar algumas medidas para verificar a precisão e os possíveis erros das principais vidrarias utilizadas em laboratórios.
Introdução:
Aula prática realizada no laboratório de química do IFES- campus de alegre, com o objetivo de analisar a precisão das vidrarias encontradas no laboratório no dia 08 de abril de 2013. No experimento foi utilizado as vidrarias de precisão sendo elas pipeta volumétrica, bureta e balão volumétrico e as vidrarias de medidas aproximadas, proveta e pipeta graduada. A leitura do volume foi feita da seguinte forma, foi inserido água destilada na vidraria e observou a quantidade presente e acertando a medida na marcação da parede das vidrarias, conforme a altura dos olhos.
Parte experimental:
1ª Etapa: Observar o volume máximo que podem ser medidos pelos aparelhos disponíveis na bancada e calcular os seus respectivos erros. Nessa etapa foram utilizados o balão volumétrico, a bureta, a pipeta volumétrica, a pipeta graduada e proveta de 50 mL.
2ª Etapa: Medir 50 mL de água destilada em uma proveta de 50 mL e transferir totalmente para um balão volumétrico de 50 mL e observar se existe alguma diferença.
3ª Etapa: I) Transferir, para a proveta de 50 mL os seguintes volumes de água destilada indicados na tabela abaixo, e observar os volumes medidos em cada instrumento utilizado.
Volume adicionado
Instrumento
1º
5 mL
Bureta
2º
5 mL
Pipeta graduada
3º
10 mL
Proveta de 10 mL II) Em seguida transferir, seguidamente, para a mesma proveta os volumes de água medidos com os instrumentos indicados na tabela abaixo e analisar o volume total de água contido na proveta.
Tabela 1
4ª Etapa: Calcular e expressar