Operações com mercadorias
1.1 Importância
Ponto fundamental numa empresa, as operações com mercadorias representam, obviamente, o núcleo da atividade da Empresa. De um bom sistema de apuração de resultados em operações com mercadorias, bem como dos controles físicos paralelos, depende, em grande parte, o sucesso da empresa.
O Resultado com Mercadorias (Resultado Bruto) é responsável por cerca de 80% do Resultado Líquido (Lucro Líquido) de boa parte das empresas, descontando-se é claro, as demais despesas, cuja influência média de outros itens não operacionais de receita é de apenas 20%.
1.2 Resultado com Mercadorias (RCM)
É obtido da diferença entre o valor das Vendas efetuadas num determinado período e o valor do Custo das Mercadorias Vendidas incorrido nesse mesmo período.
Resultado com Mercadorias = Venda Liquida – Custos das Mercadorias Vendidas
RCM = VL – CMV
O Resultado com Mercadorias (RCM) é também denominado Resultado Operacional Bruto ou, simplesmente, Resultado Bruto. Quando positivo, é denominado Lucro Operacional Bruto (ou lucro bruto) e, quando negativo, Prejuízo Operacional Bruto (ou Prejuízo Bruto). O Resultado Líquido de um período (lucro líquido/prejuízo líquido) é obtido adicionando-se ao RCM as outras receitas e deduzindo-se as outras despesas.
1.2.1 - Mercadorias – São objetos que as empresas comerciais compram para revender.
As operações que envolvem a compra e a venda de mercadorias constituem a atividade principal das empresas comerciais.
Empresas comerciais, portanto, são aquelas que se caracterizam pela compra e pela venda de mercadorias
1.2.2 Venda
Numa primeira acepção, “Venda” representa o total faturado contra o cliente, quer a vista, quer a prazo. Todavia, a esse valor podem ocorrer “deduções”, algumas das quais já examinadas, que são os “impostos e taxas sobre vendas” (ICMS, PIS, COFINS S/Faturamento). Além dessas “deduções”, duas outras bem típicas ocorrem nas empresas, quais sejam: as “devoluções de