Operação Valquiria
No filme Operação Valquíria, estrelado por Tom Cruise, é narrada a história do atentado de 20 de Julho de 1944 contra o então ditador alemão Adolf Hitler a partir da perspectiva dogeneral Claus Schenk Graf von Stauffenberg, um dos personagens principais da alta conspiração, que teria sido motivado a agir por discordar do genocídio contra os judeus, polacos e russos e também pordiscordar da forma vista por ele como inadequada do comando militar alemão, possivelmente por discordar da guerra. Posteriormente, em 7 de abril 1943, Stauffenberg sofreria um ataque aéreo enquantoocupava seu recente posto de oficial do Estado Maior da 10º Divisão de Tanques, perdendo assim um olho, a mão direita e dois dedos da mão esquerda. Essa mutilação teria nutrido seu ódio por Hitler eimpulsionado seus atos.
Começa aqui nossa coluna de Resenhas de livros e filmes. Comecemos com o prestigiado filme Operação Valquíria, de Bryan Singer:
Por Gabriela Santos Marcelo
“Viva a sagrada Alemanha!”. Essas foram as últimas palavras pronunciadas pelo Coronel Claus Schenk Graf Von Stauffenberg antes de morrer. O coronel Stauffenberg, com o objetivo de isentar a Alemanha de Adolf Hitler, planejou com a ajuda de outros oficiais um golpe de estado para pôr em prática tal objetivo.
No começo da era Führer, Stauffenberg foi extremamente nacionalista e simpatizante do regime imposto por Hitler, contudo essa simpatia se extinguiu após refletir sobre os genocídios praticados contra os judeus, homossexuais, deficientes e pequenos grupos étnicos, e questionar o porquê da Alemanha estar passando por esta situação inadequada. O regime nazista era impróprio – esta era a sua atual visão. Para conter retaliações preferiu manter estes pensamentos para si.
Após juntar-se com outros militares, Stauffenberg e os conspiradores decidiram pôr em prática o plano de tirar Hitler do poder e iniciar a Operaçao Valquíria (que visava o derrubar o sistema então vigente).
Depois de quatorze atentados