Operadores argumentativos
Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos
Resposta:
Os operadores argumentativos podem estar presentes em textos, falas, pinturas e em outras formas de se transmitir uma mensagem.
Eles servem para dar um maior poder de convencimento àquela mensagem que o autor quer transmitir.
Num texto existem palavras que são utilizadas como operadores argumentativos e o autor irá utilizar de pressupostos, que ele adquiriu com o seu conhecimento de mundo, para convencer o outro.
Vejamos alguns exemplos de uso dos operadores argumentativos em textos:
1.Assinalar o argumento mais forte, podendo ser de uma escala orientada no sentido de determinada conclusão: até, mesmo, até mesmo, inclusive. Ou de uma escala subtendida: ao menos, pelo menos, no mínimo.
Exemplo: Muitos motoristas ainda não aprenderam o que significam aquelas luzes coloridas penduradas nos cruzamentos. Até as crianças já sabem que passar com sinal vermelho é perigoso
2. Somar argumentos a favor de uma mesma conclusão: e, também, ainda, nem, não só... mas também, tanto... como, além de, a par de... aliás.
Exemplo: Apesar dos avanços que houve, o Brasil ainda está longe de erradicar o analfabetismo.
3. Introduzir uma conclusão relativa a argumentos apresentados em enunciados anteriores: portanto, logo, por conseguinte, pois, em decorrência, consequentemente... Exemplo: A cantora parece que realmente não vai retornar ao palco, portanto o show acabou.
4.Introduzir argumentos alternativos que levam a conclusões diferentes ou opostas: ou, ou então, quer... quer, seja... seja, etc.
Exemplo: Você pode ficar calado ou pode expressar sua opinião referente a esse problema.
5. Estabelecer relações de comparação entre elementos, com