Operador mantenedor
Operador Mantenedor A expansão do mercado canavieiro esta surgindo mais uma opção de trabalho, é o operador mantenedor.
O que é operador mantenedor?
Aquele que mantém ou sustenta. Garante o funcionamento de um equipamento, disponibilizando recursos (conhecimentos técnicos e operacionais), para manutenção, reaplicação, avaliação e/ou desnvolvimento e rentabilidade da empresa em que trabalha.
Evitando assim paradas inesperadas da colhedora de cana, diagnosticando seus problemas e solucionando sem despesas extras com terceiros. Inspeções Mecânicas
As inspeções são o princípio da manutenção preventiva, ou seja, deverá ser feita antes de qualquer intervenção de manutenção preventiva ou corretiva programada, podendo ser realizada de diversas maneiras:
• Inspeção em Operação – Onde o operador mantenedor pode avaliar a anomalia pela aparência externa do equipamento, se sofreu alguma fadiga, vibração, barulho anormal ou cheiro acentuado e se necessário efetuar a limpeza ou correção para amenizar o problema, o operador fará isso.
• Inspeção Regular – não necessariamente programada, mas essa inspeção o operador mantenedor poderá executá-la com o equipamento parado, verificando seu sistema funcional.
• Inspeção Detalhada – Essa é semelhante a anterior, só que em um tempo mais prolongado, verificando as condições de cada componente do equipamento, geralmente feito pelo operador mantenedor
• Inspeção Especial – Essa inspeção deverá ser aplicada quando o operador mantenedor ao tomar consciência de algum problema sério, e deverá verificar o equipamento de cada seção que tenha sofrido a influência de alguma anomalia. Nesse caso pode haver necessidade de uma intervenção corretiva.
-Tipos de Manutenções
As atividades de manutenção são compostas por métodos e funções gerenciais de manter, que devem estar voltados para o máximo desempenho dos equipamentos e com isso uma boa produtividade com qualidade.
Os métodos se classificam de