Operacões
Teoria
Das
Restrições
(Toc-Theory of Constraints)
Professora: Maria Angela Turma : 61M
Alunos: Roberta Alves, 1489 Vania Tomas, 1356 Ana Rita, Jeferson
Conceito:
A Teoria das Restrições, também chamada de TOC (Theory of Constraints) é um desenvolvimento recente no aspecto prático da tomada de diversas decisões organizacionais nas quais existem restrições, ou seja, é uma metodologia de raciocínio e gerenciamento inovadora A TOC foi inicialmente descrita pelo Dr. Eliyahu Goldratt em seu livro, A Meta.
A Toc objetiva maximiza o ganho de dinheiro das empresas com base no melhor gerenciamento dos recursos existentes. Parte do principio que a maioria dos problemas são causados por um fator que eles chamam de restrição, quando descobrimos quais são esses fatores resolvemos o problema.
Para entender melhor o que é restrição, vamos comparar uma corrente de metal com uma empresa, se puxarmos a corrente dos dois lados a força aplicada será igual em todos os elos, se houver um elo mais fraco que os demais a corrente se partirá, numa empresa, a capacidade de produzir aquilo que vai gerar ganho será igual ao recurso mais escasso que tem, ou seja, preciso encontrar dentro da minha empresa o elo mais fraco da corrente, chamamos isso de gargalo produtivo, que é o setor ou pessoa que recebe uma carga maior que é capaz de dar conta ou produzir e emperra todo o sistema. Isso nos mostra que a capacidade de todo o processo produtivo é igual a capacidade das restrições, portanto, não adianta investir em ganhos de produtividade fora dela, pois isso não nos fará ganhar dinheiro. Se você dispensar recursos ou aumentar a produtividade dos outros elos da corrente e o elo mais fraco continuar igual, ela se partirá da mesma forma, e todo esse investimento nos outros elos foi desperdício que reduz o ganho. Ao Aplicarmos a Toc tratamos a empresa como um organismo vivo, integrado, os