Operacoes Unitarias
OPERAÇÕES UNITARIAS
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2014
INTRODUÇÃO
Centrífugas são dispositivos utilizados em uma variedade de aplicações científicas, que giram em altas velocidades de rotação a uma elevada força centrífuga. A força centrífuga (expressa como "g" ou RCF) gerada é proporcional à velocidade de rotação do rotor (rotações por minuto - RPM) e à distância entre o centro do rotor e o tubo de centrífuga. Portanto, uma determinada centrífuga pode ter vários tamanhos de rotor para dar flexibilidade à escolha das condições de centrifugação. Cada centrífuga possui um gráfico ou tabela que relaciona a taxa de rotação (RPM) à força centrífuga ("g" ou RCF) para cada tamanho de rotor que seja compatível. Como as centrífugas possuem muitas formas e tamanhos, e os rotores podem variar, a unidade universal de centrifugação é a força centrífuga.
Centrifugas
A centrifugação é um processo usado para separar ou concentrar materiais suspensos em uma solução. A base teórica desta técnica é o efeito da gravidade sobre as partículas (incluindo macromoléculas) em suspensão. Duas partículas de massas diferentes irão sedimentar em ritmos diferentes em resposta à gravidade. A força centrífuga, medida como "g" (gravidade) ou RCF (do inglês Relative Centrifugal Force), é usada para aumentar esta taxa e é aplicada em um instrumento chamado centrífuga. Um exemplo comum do uso da força centrífuga é quando colocamos a roupa na máquina de lavar, e a força centrífuga gerada no ciclo de "spin" força a água para fora facilitando a secagem mais rápida.
O material a ser centrifugado é colocado em um tubo de centrífuga, e então inserido em um rotor. O rotor é produzido com um metal denso, que dissipa o calor rapidamente, e tem massa suficiente para gerar impulso, necessitando de pouca energia para mantê-lo em velocidade. Centrífugas geralmente trabalham sob vácuo e são refrigeradas para