Operacoes TAM
DIEGO MARQUES
GABRIEL PASCHOAL FERRAREZI
GIL ALBERTO BEAL LUSA
RAFAEL FARIAS DE OLIVEIRA BATISTA
GESTÃO DE OPERAÇÕES
Aspectos da operação da Tam Linhas Aéreas.
CBA Gestão de Negócios – Turma 1221
IBMEC DF
Prof. Max Bianchi Godoy
Brasília, 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. A EMPRESA
A TAM Linhas Aéreas (antes Táxi Aéreo Marília)1 (1976 - presente) é a maior companhia aérea do Brasil, e depois da fusão com a LAN Airlines para a LATAM Airlines Group, a maior de toda a América Latina, sendo uma das 20 maiores do mundo e a líder no Hemisfério Sul em número de passageiros transportados1. Sua sede está localizada em São Paulo, igualmente com seus dois principais centros de operações (ou hub), Aeroporto de Congonhas e Aeroporto Internacional de Guarulhos. Além destes, o Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek e o Aeroporto Internacional do Galeão também servem como principais centros de distribuição de voos da companhia. No domínio da segurança aérea, a TAM é no 59° lugar no mundo (de 60 países- penultimo lugar)2.
Uma frota composta por 156 aeronaves Airbus (A319, A320, A321, A330) e Boeing (B767 e B777) operam na malha aérea da TAM que voa para países na América do Norte, América do Sul e Europa, a TAM conta com 19 destinos internacionais e 42 destinos em todos os Estados do Brasil.
A TAM S.A. ainda possui mais duas companhias aéreas, a subsidiária paraguaia TAM Airlines (antes: TAM Mercosur) e a regional Pantanal Linhas Aéreas. Além dessas duas, outras empresas pertencem ao grupo: TAM Aviação Executiva, TAM Cargo, Centro Tecnológico TAM (TAM MRO), , TAM Viagens, Museu TAM e a Multiplus Fidelidade.
Em 13 de agosto de 2010, a TAM assinou um acordo não vinculante com a companhia aérea chilena LAN Airlines para fundir e criar LATAM Airlines Group.
3. GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES
Estratégia de Operações deve promover sustentação à Estratégia