Operacoes Excel
Quatro operações básicas no Excel
Neste tutorial iremos ver como utilizar as quatro operações básicas no Excel. A utilização do Excel no quotidiano resume-se a somar, subtrair, multiplicar e dividir; com estas operações é possível criar tabelas simples para simular os encargos com um crédito pedido ao banco o dos juros referentes a uma aplicação bancária, fazer a gestão do orçamento familiar, entre muitas outras coisas, basta ter criatividade.
Nota: Na área de trabalho do Excel é possível visualizar linhas, colunas e células a que correspondem números
(1,2,3,4,…), letras (A,B,C,D,…) e letras mais números (A1,A2,…,B1,B2…). É importante ter esta noção pois, a maioria das vezes, são utilizados os “nomes” das células para realizar operações, em vez de utilizar os seus conteúdos. Por exemplo: eu posso dizer que um determinado resultado provém da multiplicação dos conteúdos de dois recipientes e, assim, sempre que forem mudados os conteúdos a operação faz devolver um novo resultado automaticamente; por outro lado, se eu disser que um resultado surge da multiplicação de 2 por 4, esse resultado vais ser sempre 8.
SOMAR
Para somar células a(s) fórmula(s) básica é(são) a(s) seguinte(s):
=CEL1+CEL2+CEL3… ou =SOMA(CEL1;CEL2;CEL3)
É claro que substituindo "CEL1" e "CEL2" pelos “nomes” das células a serem somadas. Se não souber o “nome” das células, basta lembrar o jogo da Batalha Naval, ou seja, veja qual a letra da coluna em que a célula está e depois veja qual o número da linha, ou simplesmente clique na célula e observe este campo:
Para criar fórmulas, também é possível selecionar as células apenas com um clique. Note-se que o (;) da fórmula =SOMA(CEL1;CEL2;CEL3) separa as células que vão ser somadas.
Para somar um conjunto de células contíguas basta, utilizando a formula =SOMA(CEL1:CEL4), escrever
=SOMA(, clicar na primeira célula a somar e arrastar até à última célula a somar (para arrastar é necessário seleccionar a