opakjopdapo

663 palavras 3 páginas
Reação do iodo com solução básica.

Ao colocar um pequeno cristal de iodo em um tubo de ensaio e adicionar 10 gotas de solução de KOH, O iodo não se dissolveu devido a isso aqueceu-se brandamente e adicionou-se mais KOH, assim observamos que o iodo foi dissolvido e observou-se a coloração branca na solução. Após adicionarmos AgNO3 a solução observou-se a formação de precipitado de coloração amarela.

Solubilidade do iodo

Ao colocarmos cristais de iodo em água, observou-se que o iodo não é solúvel em água. Mas após adicionarmos cristais de KI na solução observou-se que p iodo se solubilizou na solução se iodeto de potássio.

Sublimação do iodo

Ao aquecermos o Becker contendo cristais de iodo observou-se que o iodo sublimou em um gás roxo e posteriormente houve a formação de cristais azuis na parede do balão.

DISCUSSÃO E CONCLUSÃO

Obtenção da água de cloro.

Obteve-se a água de cloro quando o cloro reage com a água formando Cl e HClO, a solução resultante recebe o nome de água de cloro:

Cl2 (g) + H2O (l)  HCl (aq) + HClO

Observou-se que ao mergulhar o papel tornassol azul na solução aquosa de cloro ele ficou rosa, devido a solução ser ácida pois há formação de HCl e HClO, os quais são ácidos, como mostra a reação:

Cl2 (g) + H2O (l)  HCl (aq) + HClO

Reação de água de cloro com iodeto de potássio

Ao adicionar água de cloro ao iodeto de potássio ocorre reação formando cloreto de potássio e iodo. A coloração amarela é característica do cloreto. Conforme mostra a reação:

HClO + 2 KI + 2 HCl → 2 KCl + I2 + H2OHCl

Após adicionar clorofórmio observou-se a formação de duas fases, onde a superior é de iodo e a inferior é o clorofórmio.

Reação de água de cloro com brometo de potássio.

Ao adicionar água de cloro ao brometo de potássio ocorre reação formando cloreto de potássio e bromo. A coloração amarela é característica do cloreto. Conforme mostra a equação:

HClO + 2 KBr + 2 HCl → 2 KCl + Br2 + H2OHCl

Após adicionar

Relacionados