Oohdm
O método OOHDM é um dos métodos de modelagem de aplicações hipermídia mais utilizados atualmente. Embora seja trabalhoso e penoso de ser realizado oresultado final é o que compensa. Um site modelado pelo OOHDM possui uma estrutura sólida e robusta, sem falar da documentação. Todo diagrama produzido em cada uma das fases do modelo OOHDM é uma excelente fonte de documentação. O OOHDM é apontado como um dos mais promissores métodos que já surgiram para este fim. OOHDM considera o processo de desenvolvimento da aplicação hipermídia como um processo de quatro atividades, desempenhadas em uma mistura de estilos iterativos e incrementais de desenvolvimento; em cada etapa um modelo é construído ou enriquecido, sendo elas:
- Projeto Conceitual (Modelagem Conceitual)
- Projeto de Navegação
- Projeto da Interface Abstrata
- Implementação
A modelagem conceitual é a etapa que se destina a análise do domínio da aplicação. Constrói-se um Esquema de Classes Conceituais que represente os objetos e relacionamentos existentes no domínio da aplicação. Nesta etapa preocupa-se com a estrutura conceitual da informação, deixando de lado a aparência e as formas de uso. A construção de um esquema conceitual bem elaborado poderá implicar em seu reuso, quando dentro do mesmo domínio
Pode-se mensurar o ganho das aplicações hipermídia na noção de navegação, sendo a aplicação uma visão navegacional do modelo conceitual.
No projeto navegacional é definido o universo de objetos navegacionais , seus acessos e suas transformações. Já no projeto de interface, especifica-se que objetos de interface serão vistos pelo usuário e, particularmente, a forma que tomarão diferentes objetos navegacionais.
Vantagens inerentes à Utilização do Modelo OOHDM
- Desenvolvimento de aplicações com base em objetos, tornando-os mais robustos e de fácil modificação. - São utilizadas premissas de modelagem (objetos, classes), simplificando a transição de uma