onu sua criação hehe
A Segunda Guerra Mundial, foi um dos episódios mais trágicos da história da humanidade (estima-se que morreram entre 50 ou 60 milhões de pessoas). As atrocidades cometidas contra uma raça, cor, religião de povos distintos, marcaram negativamente este período. Fez o mundo repensar no que realmente somos e a necessidade de se respeitar as diferenças entre as pessoas.
Com a ideia de que esta situação nunca mais ocorresse que se estabelecesse uma paz durável, com um sistema permanente de segurança coletiva, que os Estados pensassem em uma organização internacional que tivesse o objetivo de manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações cordiais entre as nações, promover progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos.
A expressão “Nações Unidas”, cunhada pelo presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt (1882-1945), foi utilizada pela primeira vez na “Declaração das Nações Unidas”, em 1º de janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando representantes de 26 nações expressaram a intenção de continuar lutando contra os países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália). Dois anos depois, líderes da China, da União Soviética, do Reino Unido e dos Estados Unidos esboçaram uma proposta de estatuto para uma organização internacional de países.
Antes de se conceber como organização, foi realizada na cidade de Bretton Woods, em New Hampshire, EUA, a Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas, em 01/07/1944, que objetivava resolver ou tentar propor soluções para as questões econômicas relacionadas às crises enfrentadas no ao final da Segunda Guerra Mundial e ao pós-guerra. Aos mesmos moldes fora realizado em Washington, em 21/08/1944, a Conferência para a Organização da Paz no Mundo do Pós-Guerra.
Foi então que 1945, representantes de 51 países se reuniram para a Conferência de São Francisco. Esta conferência fora denominada “Conferência das Nações Unidas”. Os países: EUA, Reino Unido e URSS, negociaram durante