ONU - Organização das Nações Unidas
HISTÓRIA DA ONU
O nome Nações Unidas foi concebido pelo presidente norte americano Franklin Roosevelt e utilizado pela primeira vez na Declaração das Nações Unidas, de 1º de janeiro de 1942, quando os representantes de 26 países assumiram o compromisso de que seus governos continuariam lutando contra as potências do Eixo.
Começou a existir, oficialmente, em 24 de outubro de 1945, após a ratificação da Carta por China, Estados Unidos, França, Reino Unido e a ex União Soviética, bem como pela maioria dos signatários.
Durante a primeira reunião da Assembleia Geral que aconteceu na capital do Reino Unido, Londres, em 1946, ficou decidido que a sede permanente da Organização seria nos Estados Unidos. Em dezembro de 1946, John D. Rockefeller Jr. ofereceu cerca de oito milhões de dólares para a compra de parte dos terrenos na margem do East River, na ilha de Manhattan, em Nova York. A cidade de NY ofereceu o restante dos terrenos para possibilitar a construção da sede da Organização.
CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS
Também chamada de carta de São Francisco, é o acordo que forma e estabelece a Organização Internacional das Nações Unidas - ONU - e foi criada logo após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações. Foi assinada em São Francisco no dia 26 de Junho de 1945 pelos 51 Estados-membros originais. Trata-se de um acordo constitutivo e todos os membros estão sujeitos aos seus artigos. Segundo a Carta, as obrigações das Nações Unidas prevalecem sobre quaisquer outras estabelecidas em tratados diversos.
A Carta é composta de um preâmbulo e vários artigos divididos em capítulos.
Capítulo I propõe os princípios e propósitos das Nações Unidas, incluindo as provisões importantes da manutenção da paz internacional e segurança.
Capítulo II define os critérios para ser membro das Nações Unidas.
Capítulos III-XV, a maior parte do documento, descreve os órgãos da ONU e seus