ONU - Organização das Nações Unidas
“Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que, por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem [...] assim como das nações grandes e pequenas, [...] promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla [...]”
Trecho da Carta de Fundação da ONU
A Organização das Nações Unidas – ou ONU, como é mais conhecida, é uma organização governamental de pólo internacional formada por países voluntários a ações pela paz e o desenvolvimento mundial.
Os principais ideais da organização são expressos em seu documento de fundação que conta com propósitos ambicionados por esta, feitos com a ajuda de todos os governos participantes da ação.
2. Organização das Nações Unidas
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, responsável pela morte de milhões de pessoas e a devastação de dezenas de países, criou-se um sentimento de busca da paz em toda a comunidade internacional. Sentimento posteriormente responsável pela criação da Organização das Nações Unidas.
Atualmente, com as formas de governo e disputas de poder ocorrem de formas tão distintas que as propostas promovidas no início de seu funcionamento são, muitas vezes, ultrapassadas e/ou insuficientes, portanto seus campos de ação passaram a ser amplamente mais divididos.
2.1 Ações da ONU em sua fundação
Desde sua fundação, em 1945, a Organização Nações Unidas têm grande campo de ação em disputas regionais, impedindo que estas se transformem em guerras de âmbito mundial. A organização se utiliza de meios diplomáticos para a resolução dos problemas, promovendo negociações que visam a restauração da paz após os conflitos
Foi com métodos pacíficos que através das décadas a ONU conseguiu diluir diversos conflitos, normalmente com resoluções propostas por seu Conselho de Segurança, principal órgão da sua estrutura