Onu - história, atuação, finalidade
Com o fim da II Guerra Mundial, vários países foram devastados e milhares de seres humanos foram mortos, com isso, houve um sentimento entre a comunidade internacional que era necessário encontrar uma forma de manter a paz entre os países, desse modo há o ínicio do planejamento da Organização das Nações Unidas.
A ONU foi fundada em 1945 para substituir a Liga das Nações (1919 pós Primeira Guerra Mundial), com o objetivo de deter guerras entre países e para fornecer uma plataforma para o diálogo.
Em 12 de janeiro de 1942, o termo “Nações Unidas” (criado pelo Presidente estanunidense Franklin Roosevelt) foi utilizado pela primeira vez na Declaração das Nações Unidas, quando os representantes de 26 países comprometeram-se a lutar juntos contra as Potências do Eixo.
A Carta das Nações Unidas foi elaborada pelos representantes de 50 países presentes na Conferência sobre Organização Internacional, que se reuniu em São Francisco de 25 de abril a 26 de junho de 1945. O documento foi baseado em propostas formuladas por representantes da China, dos Estado Unidos, do Reino Unido e da União Soviética.
Somente em 24 de outubro de 1945, após a ratificação da Carta pela China, Estados Unidos, França, Reino Unido e a ex-União Soviética e pela maioria dos países membros-fundadores a ONU passa oficialmente a existir.
A ONU é a maior organização internacional, cujo objetivo principal é criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social.
ATUAÇÃO NO CENÁRIO MUNDIAL
A ONU tem como objetivo atuar com diversas ações internacionais que tratam de assuntos de caráter econômico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais;
No início, o principal foco era ajudar os países destruídos pela guerra, o que foi se expandindo ao longo do tempo para