Onibus 174- questionário
A teoria da pena adotada na legislação brasileira é a preventiva.Dando ênfase em resocializar,reintegrar e reinserir o delinqüente afim de nele provocar um agir positivo.
2) Pelo filme qual a Teoria da Pena pela população?
Pela população a teoria adotada é a retributiva,querendo que o criminoso pague pelo que fez,para a população é uma forma de vingança pelo mal cometido. 3) Quais as cenas do filme demonstram isso?
A cena que mais demonstra a indignação da população pelo crime cometido por Sandro é quando ele é baleado pelo policial e cai no chão,nessa hora a população que estava em volta se junta (sem muita dificuldade pelo fato da área n ser isolada) e começa a xingar e tentar bater em Sandro como se fosse um tipo de pena já que ele tinha matado Geísa deveria morrer também ou ser punido.
4) O Estado contribuiu de alguma forma para a História de Sandro acabar como ocorreu no filme?
Sim,o Estado prega a teoria da pena retributiva mas é o primeiro a negar para as pessoas mais necessitadas uma integração,uma integração e uma socialização.O Estado nada faz para que os demais "Sandros" tenham uma vida digna e plena,para que eles não sejam meninos invisíveis e sim tratados como os demais cidadãos residentes no nosso pais que merecem a nossa atenção e assistência.
5) Caso você concorde que o Estado contribuiu para à atuação delinqüente de Sandro, quais as cenas demonstraram tal comportamento do Estado?
A cena em os meninos de rua dão os depoimentos mostra o total descaso do Estado e da sociedade para ínvidos que vivem à margem dela.O depoimento de uma das entrevistadas ao falar que quando houve as mortes na Candelária ouviu uma enquete de uma rádio em que as pessoas tinham achado certo matar os meninos atentou para o fato de como muitos de nós só querem que o problema simplesmente desapareça,sem saber ou fingir que não sabe a dimensão disso.De certo modo,nós sociedade,aprendemos a conviver com