Ongs
Organização Não Governamental
INTRODUÇÃO
Este trabalho fala sobre as organizações não governamentais – ONGs. Procuramos definir organizações não governamentais; alcançar dados sobre como surgiram, quantas são; onde atuam; como são financiadas e fiscalizadas.
O QUE É ONG
O termo ONG foi usado pela primeira vez em 1950 pela ONU para definir toda organização da sociedade civil que não estivesse vinculada a um governo. Hoje elas são definidas como instituições privadas que têm uma finalidade pública, sem fins lucrativos. Em geral as ONGs perseguem benefícios sociais ou ambientais. Para serem "oficiais", essas entidades precisam ter uma estrutura legal e formal.
As ONGs (Organizações não governamentais) são organizações sem fins lucrativos que atuam no terceiro setor da sociedade civil e tem como missão o fortalecimento de alguma causa ou a resolução de algum problema da sociedade. Estas organizações, de finalidade pública, atuam em diversas áreas, tais como: meio ambiente, combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras.
As ONGs são particulares ou públicas e não tem como objetivo a geração de lucros e, que se houver geração de lucros, estes sejam destinados para o fim a que se dedica a organização não podendo este ser repassado aos proprietários ou diretores da organização.
As organizações da sociedade civil são uma forma de suprimir as falhas do governo com relação à assistência e resolução dos problemas sociais, ambientais e até mesmo econômicos. As organizações têm ainda a capacidade de despertar o civismo e a cooperação social nos seus participantes. Constituindo uma forte ferramenta de mobilização social, as organizações da sociedade civil contribuem para a manutenção da democracia uma vez que possibilita a manifestação dos interesses das minorias.