ONG'S
Não Governamentais
Autoria: Lucimeiry Batista da Silva, Márcia da Silva Costa
Conceito
ONG é a sigla para Organização Não-Governamental.
São todas as organizações, sem fins lucrativos, criadas por pessoas que trabalham voluntariamente em defesa de uma causa, seja ela, proteção do meio ambiente, defesa dos direitos humanos, erradicação do trabalho infantil etc.
O termo ONG foi definido pela ONU, em 1946, como toda organização não estabelecida pelos governos
(TEIXEIRA, 2002; GOMES, COUTINHO, 2006).
Objetivo do Artigo
Compreender as relações de trabalho no âmbito das
Organizações Não Governamentais (ONG’s) e como as tendências recentes de flexibilização do trabalho afetam seus trabalhadores.
O método utilizado foi através de pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevista com cinco dirigentes e dezoito empregados de cinco
Organizações Não Governamentais sediadas na cidade de João Pessoa – PB, nos meses de abril e maio de 2007.
Introdução
As ONG’s se expandiram com o crescimento das desigualdades sociais e com a luta por estabelecer direitos, em um contexto em que as sociedades capitalistas avançaram em suas iniciativas de reduzir o espaço da política, sobretudo, com as transformações econômicas advindas da onda neoliberal que vem dominando o pensamento e as práticas empresariais e dos governos nos últimos trinta anos.
A institucionalização das relações de trabalho no capitalismo
Para Marx, as relações entre patrões e trabalhadores são relações antagônicas. O capitalista possui os meios objetivos da produção e os meios objetivos da sobrevivência do trabalhador .
Mas o trabalho e, portanto, a valorização do capital, não se realiza sem a capacidade real e subjetiva que pertence ao trabalhador .
Na América Latina