Onde ocorrem as vendas: campo de trabalho
Na cadeia de suprimentos, a relação de vendas entre empresas é a que chamamos relação com o cliente ou então relação business-to-business, B2B. Cliente é aquele que compra para revender ou industrializar. Há, ainda, a relação business-to-consumer, B2C, onde a relação de vendas é com o consumidor, que é o beneficiário final do produto.
A venda de um produto ocorre para quem compra, para quem revende e para quem industrializa. A de serviços, no entanto, ocorre dentro da cadeia de suprimentos (entre seus membros), como também internamente, dentro das corporações com serviços destinados a sua administração, assim como venda de serviços para o público consumidor final.
A venda ao consumidor final
Consumidor final – aquele que compra para o uso próprio.
Na cadeia de suprimentos, está menos associado à regras, é mais impulsivo e disperso. São orientados à compra por meio das seguintes motivações:
- Compras por hábito ou impulso: produtos/serviços que cujo consumidor já teve experiências ou que o estimularam por meio de atividades promocionais (propaganda, promoção de vendas etc.), tomando a sua decisão de compra por impulso. Ex: alimentos, produtos de higiene e limpeza.
- Compra por comparação / reflexão: produtos semiduráveis ou com maior duração exigem do consumidor uma maior atenção para comparação na hora da compra. Ex: aparelhos eletrônicos, filme em DVD. Exemplo de serviços: restaurantes sofisticados.
- Compra por referência ou parecer técnico: necessita de uma referência de quem já tenha adquirido certo produto/serviço ou, ainda, um parecer técnico para tomada de decisão. É considerada a compra mais difícil para o consumidor. Ex: bens duráveis de maior preço.
A venda para quem revende
Quem