Onde as vitaminas são encontradas
A sobrevivência do homem e, de modo amplo, a qualidade de vida do mesmo depende de inúmeros fatores, tanto externos quanto internos. O primeiro e talvez mais marcante seja a necessidade de reservas de energia para que as atividades do organismo ocorram com normalidade. É através dos alimentos que os seres vivos adquirem tal recurso, garantindo a regularidade do funcionamento do corpo.
Os alimentos são a fonte essencial de obtenção das vitaminas, elementos nutritivos importantes para a vida humana, pois nosso corpo não é capaz de produzi-las sozinho. As vitaminas fortalecem nossos ossos e tecidos, possibilitando o desenvolvimento. Estima-se que quase todos os alimentos que consumimos possuem um ou mais tipos de vitaminas, mesmo em quantidades muito pequenas. No entanto, um único tipo de alimento não apresenta todas as vitaminas, assim, precisamos de uma nutrição amplamente variada para que nosso organismo esteja sempre em equilíbrio.
Figura – Os alimentos são fontes ricas em vitaminas e são essencialmente importantes para os seres vivos.
Segundo a especialista Michelle Ferreira De Simone (2010) “o corpo humano deve receber as vitaminas através da alimentação, por administração exógena (injeção ou via oral), ou por aproveitamento das vitaminas formadas pela flora intestinal, pois algumas vitaminas podem ser produzidas nos intestinos de cada indivíduo pela ação da flora intestinal sobre restos alimentares”.
Algumas vitaminas são encontradas na natureza sob a forma de provitamina – substância que, por meio de reações químicas no organismo que geram uma pequena alteração na molécula, se tornará uma vitamina ativa. Trata-se da forma precursora da vitamina em si. Exemplos de provitaminas são o caroteno (provitamina A, que no intestino ou no fígado se fragmenta em duas moléculas de vitamina A), o ergosterol (obtido em plantas) que, pela ação dos raios ultravioleta do Sol na pele, se transforma em vitamina D e o