ONDAS
Na história da Física, grandes cientistas dedicaram-se ao estudo das ondas, entre eles: Christian Huygens (1629-1695), Robert Hooke (1635-1703), Isaac Newton (1643-1727), Guglielmo Marconi (1874-1937), Doppler (1803-1853).
Graças às ondas é que existem muitas das maravilhas do mundo moderno, como a televisão, o rádio, as telecomunicações via satélite, o radar, o forno de micro-ondas, entre outras.
Considere duas pessoas segurando as extremidades de uma corda.
Se uma delas fizer um movimento vertical brusco, para cima e depois para baixo, causará uma perturbação na corda, originando uma sinuosidade, que se deslocará ao longo da corda aproximando-se da outra pessoa, enquanto a extremidade que recebeu o impulso retorna à posição inicial, por ser a corda um meio elástico.
Nesse exemplo, a perturbação denomina-se pulso, o movimento do pulso é chamado de onda, a mão da pessoa que faz o movimento vertical é a fonte e a corda, na qual se propaga a onda, é denominada meio.
Se provocarmos vários pulsos sucessivos com um movimento sobe-e-desce, teremos várias ondas propagando-se na corda, uma atrás da outra, constituindo um trem de ondas.
Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio.
CLASSIFICAÇÃO
Ondas mecânicas: são aquelas que precisam de um meio material para se propagar (não se propagam no vácuo).
Exemplo: Ondas em cordas e ondas sonoras (som).
Transversais: são aquelas cujas vibrações são perpendiculares à direção de propagação.
Exemplo: Ondas em corda.
Longitudinais: são aquelas cujas vibrações coincidem com a direção de propagação.
Exemplos: Ondas sonoras, ondas em molas.
Velocidade de Propagação de uma Onda
Considere uma corda de massa m e comprimento ℓ, sob a ação de uma força de tração . Suponha que a mão de uma pessoa, agindo na extremidade livre da corda, realiza um