Ondas
Obs: as ondas sonoras tem origem mecânica, pois são produzidas por deformações em um meio elástico, portanto as ondas sonoras NÃO se propagam no vácuo.
A sensação auditiva:
O ar ou outro meio torna-se mais denso ou mais rarefeito quando uma onda sonora se propaga através deles. As variações de pressão fazem com que os tímpanos vibrem com a mesma freqüência da onda.
As ondas sonoras podem ser produzidas por objetos vibrando como o diafragma de um alto falante.
A capacidade auditiva humana capta desde 20hz (inferior a isso chamamos infrassons) a 20.000hz (superior a isso chamamos ultrassons).
V. som = 340m/s ou 1224 km/h
(maior velocidade) sólidos > liquidos > gases (menor velocidade) isso se explica pelo fato das moléculas terem que se chocar umas nas outras para se propagarem numa onda longitudinal.
Nos gases, com o aumento de temperatura vem o aumento da agitação das moléculas e em conseqüência é aumentada a velocidade do som. A velocidade do som varia junto da temperatura absoluta:
Objetos em queda livre: [ (Em queda livre) + (retorno do som) ]
Propagação ao longo de um objeto sólido:
Qualidades fisiológicas do som:
Altura:
onde os sons são classificados como graves/ agudos;
As freqüências mais baixas são as graves; as freqüências mais altas são agudas;
Intensidade:
os sons são diferenciados em fortes e fracos; relaciona quantidade de energia, tempo, área. Onde o quociente a seguir constitui a potência da onda pot = e para medir-se intensidade usamos o Bel (símbolo , mas na prática medimos numa medida menor, o decibel (dB), sendo 1dB = dá –se então a fórmula -> ) *onde I é a intensidade e Io é a intensidade minima (²)
Timbre:
quando um instrumento produz uma nota, diversos sons de freqüências múltiplas se superpõepara constituir essa nota. Dos