Ondas
O que é o espectro eletromagnético
Desde a época de Maxwell até nossos dias, houve um grande progresso nos conhecimentos relacionados com as ondas eletromagnéticas. Assim, sabemos atualmente que existem vários tipos dessas ondas, as quais, apesar de serem todas da mesma natureza (constituídas pelos campos elétricos () e magnéticos () que oscilam no tempo e se propagam no espaço) apresentam as vezes características bastante diferentes.
De um modo geral, os diversos tipos de ondas eletromagnéticas diferem pelo valor de sua freqüência e, também, pela maneira como elas são produzidas, como descreveremos mais adiante. Na figura 2 estão representados os diversos tipos de ondas eletromagnéticas que são conhecidas. Observe que, conforme o valor da frequência, elas recebem denominações especiais: ondas de rádio, infravermelho, raios X etc.
O conjunto de todos esses tipos de onda é denominado espectro eletromagnético. Portanto o que está representado na figura 2 nada mais é do que o espectro eletromagnético. Todas as ondas que constituem o espectro eletromagnético propagam-se no vácuo a mesma velocidade (V = 3,0 x 108 m/s) e podem ser originadas pela aceleração de uma carga elétrica. Então, sempre que uma carga elétrica é acelerada, ela irradia um certo tipo de onda eletromagnética, o qual irá depender do valor da aceleração da carga.
ONDAS DE RÁDIO
Vemos na figura 2, que as ondas eletromagnéticas que apresentam freqüências mais baixas ( até cerca de 108 Hz, ou seja, milhões de vibrações por segundo!) constituem as ondas de rádio. Elas recebem essa denominação porque são usadas pelas estações de rádio para realizar as suas transmissões. Nessas estações existem circuitos elétricos especiais que provocam a oscilação dos elétrons na antena emissora. Estes elétrons, portanto, estão sendo continuamente acelerados e, por isso, emitem ondas de