Ondas
ONDULATÓRIA Entender o comportamento das ondas é fundamental para entender boa parte da natureza que nos cerca, uma vez que, muito dos fenômenos que nos cercam, tem comportamento ondulatório. Por exemplo: Para nos comunicarmos utilizamos ondas eletromagnéticas(luz), para enchergar e sermos vistos e ondas sonoras, para falar e escutar, logo sem as ondas nossa vida seria totalmente diferente. ONDA: é uma perturbação que se propaga em um meio, e tem como principal característica o fato de transferir energia sem transportar matéria.
www.forromolecular.blogspot.com
1
@forromolecular
ELEMENTOS DE UMA ONDA: são as características mais importantes que definem e diferenciam as ondas.
Crista: Ponto mais “alto” da onda; Vale: Parte mais “baixa” da onda; Amplitude: distância entre a linha que divide a onda simétricamente, representada pela linha tracejada, e a crista ou entre essa linha e o vale; Comprimento de onda: é a distância entre dois vales, duas cristas, ou entre um ponto qualquer da onda e outro onde a mesma começa a “se repetir”, é representado pela letra grega . Frequência: é o número de oscilações que ocorrem em um segundo. Período: é o tempo para ocorrer uma onda. VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DE UM PULSO TRANSVERSAL EM MEIO UNIDIMENSIONAL: quando uma onda se propaga em uma corda ela terá a seguinte velocidade: √ √
µ é a densidade linear da corda, m é a massa da corda e L é o comprimento da mesma. `
Um exemplo prático de onda em corda é facilmente observado em um violão, que tem 6 delas. Todas são tensionadas nas extremidades do braço do instrumento, e por terem densidades diferentes, terão velocidades diferentes quando tencionadas com a mesma força. A velocidade de uma onda pode ser calculada também a partir de sua frequência(f) e comprimento de onda: [v]=m/s, utilizando frequência em hertz e o em metros.
www.forromolecular.blogspot.com
2
@forromolecular
REFLEXÃO DE UM PULSO EM UMA CORDA: assim como a luz, onda