Ondas
2
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PROF:.
KL 300710
PROT:
4404
13
IMPACTO: A Certeza de Vencer!!!
EXEMPLO 1: São exemplos de ondas: ondas na superfície de um lago, ondas nas cordas de um violão, o som, a luz, etc. 2. CONCEITOS REFERENTES A ONDAS.
Pulso: é qualquer perturbação que ocorre em um meio.
Trem de ondas: é uma seqüência de perturbações (pulsos) que ocorrem em um meio.
Fonte emissora: perturbação. é
quem
gera
a
EXEMPLO 2: As gotas de chuva ao tocarem as águas paradas de um lago, provocam ondas, sendo assim, as gotas são fontes emissoras de ondas no lago.
Podemos classificar as ondas de várias maneiras, listarei abaixo algumas delas: 1. QUANTO A ORIGEM:
Ondas mecânicas: são produzidas através da perturbação em um meio material, portanto não podem se propagar no vácuo.
Ondas
eletromagnéticas: é produzido através da perturbação em um campo eletromagnético, esse tipo de onda pode se propagar no vácuo e em meios materiais. Ex.: Microondas, a luz, etc.
direcionados para denominados vales.
baixo,
são
Onda longitudinal: é aquela em que a direção de propagação é a mesma da direção de vibração.
Ex.: O som se propagando no ar
Ondas mistas: A vibração é horizontal e vertical ao mesmo tempo, fazendo com que a onda tenha um aspecto circular, a propagação ocorre em uma direção qualquer. Ex: As ondas do mar.
Frequência (f): Numero de oscilações que a onda completa em uma unidade de tempo; Período (T): Tempo que a onda leva para oscilar uma vez;
Observação 1: Ondas sonoras se propagando em um sólido são ondas mistas, mas quando se propagam no ar ou na água, são ondas longitudinais.
4. ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO:
As ondas eletromagnéticas são formadas a partir de oscilações em campos magnéticos (M) e elétricos (E), daí seu nome. Note que estes são perpendiculares ao deslocamento (C) da onda, portanto toda onda eletromagnética também é uma onda transversal.